quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeção de aumento das viagens de negócios e dos preços em 2012, nos países do bloco BRIC(Brasil, Russia, China e Índia).

O preço dos combustíveis, a consolidação das companhias aéreas e a demanda dos mercados emergentes elevarão os custos de viagens no próximo ano, de acordo com análises do braço de consultoria da BCD Travel, a Advito, em seu estudo “2012 Industry Forecast”. As viagens para os mercados emergentes ajudaram a trazer as viagens corporativas aos níveis pré-recessão em 2011 e as viagens para esses mesmos mercados vão manter o mercado muito ativo em 2012, apesar dos problemas econômicos na Europa e na América do Norte.

Crescentes aumentos nos preços do petróleo no primeiro semestre deste ano levarão aos mesmos crescentes aumentos nos preços das viagens neste ano. Nos últimos meses os aumentos de preços do petróleo se estabilizaram ou até mesmo caíram um pouco, mas os compradores de viagens continuarão tendo que prever aumentos moderados nas tarifas hoteleiras e hoteleiras, disse Bob Brindley, vice presidente da Advito.

Baseada na premissa que o crescimento econômico continuará em 2012, liderada pela forte demanda para viagens ao Brasil, Rússia, China e Índia, a Advito espera que a demanda de business travel cresça percentualmente entre o meio e a faixa mais elevada de um único dígito (5 a 9%) nesses mercados e na faixa inferior de um único dígito na América do Norte e Europa. Em geral, para todas as regiões do mundo, a Advito prevê que o preço das viagens de negócios aumente entre 4% e 6% em 2012.

Para criar o “2012 Industry Forecast”, a Advito entrevistou especialistas da indústria e analisou dados agregados de transações, bem como cenários do FMI - Fundo Monetário Internacional e outras organizações econômicas e de viagens. O resultado é um mapeamento para o próximo ano, apresentado com o objetivo de orientar os compradores de viagens corporativas. Os principais destaques do estudo são:

· As tarifas aéreas vão aumentar globalmente entre 3% e 5%, puxadas pelo aumento na demanda, consolidação das companhias aéreas e gestão da capacidade. O preço das viagens aéreas também podem subir em decorrência do estabelecimento de fees para pagamentos com cartões - seguindo o exemplo da British Airways e do Grupo Lufthansair - e para cobrir emissões de carbono, seguindo a nova legislação da União Européia.

· Os hotéis estão otimistas em relação a sua capacidade de aumentar tarifas para 2012, com reajustes estimados entre 2% e 6%, dependendo da localidade. Mas em grandes portões de entrada, como em Nova York, o destino pode registrar novamente aumento de dois dígitos nas tarifas.

· A demanda por eventos se recuperou em 2011 e espera-se que continue firme no decorrer de 2012, assumindo contínuo crescimento econômico. Consequentemente, as taxas continuarão subindo e se acelerarão em 2013, principalmente nos grandes portões de entrada, refletindo o forte volume de reservas futuras.

· As tarifas negociadas para locação de veículos nos EUA, o maior mercado do mundo nesse setor, tem se mantido estável nos últimos dois anos, devido à intensa concorrência. Mas para 2012, a Advito prevê que as tarifas aumentem entre 4% e 6%.

· Os preços das passagens de trens na Europa devem aumentar cerca de 5%, igual a 2011. A desregulamentação dos mercados fronteiriços deve introduzir novos serviços, mas os preços não devem ser afetados.

Como a demanda por business travel não mostram sinais de achatamento até agosto de 2012 e eventos econômicos podem mudar o cenário rapidamente, a Advito fará uma revisão de suas previsões no último trimestre deste ano, com revisões trimestrais adicionais no decorrer de 2012.
Fonte:Business Travel.

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Estatuto do Comite de Viagens Corporativas

DATA: 04.06.2001
Atualizado em: 30.09.2009 e 14.05.2010, por unanimidade.

ESTATUTO

FUNDAÇÃO

Fundado em maio de 2001, formado por Gestores de Viagens, representando as empresas onde atuam.

OBJETIVOS

O Grupo tem por objetivo atuar no mercado de viagens de negócio, através de “benchmarking” e otimização de processos administrativos, visando atender as necessidades e expectativas do Grupo e das empresas, obtendo resultados significativos e influenciando positivamente nas mudanças ocorridas neste mercado.

Em função das particularidades das empresas representadas no Grupo, será mantido um alto padrão de ética em relação às informações passadas e discutidas, conforme Código de Ética denominado “Anexo A” do presente Estatuto.
Parágrafo ÚNICO: As negociações comerciais das empresas representadas no grupo não são objeto de discussão no mesmo.

ESTRUTURA:

Para efeito de organização interna, o grupo manterá um número máximo de 20 (vinte) empresas representadas, contando com uma Coordenação composta de três membros eleitos pelo voto direto, tendo como atribuições:

- Elaborar pauta das reuniões e levar ao conhecimento do grupo para aprovação.
- Organizar e disponibilizar recursos para realização das reuniões.
- Convidar e coordenar a presença de convidados externos.
- Coordenar as reuniões conforme pauta e critérios pré-estabelecidos.
- Atuar como ponto focal para os integrantes do Comitê.
- Elaborar e divulgar Atas das Reuniões para todos os integrantes do Comitê.
- Manter controle de presença e adesão, levando para definição pelo Comitê os casos de desligamento e admissão.

REUNIÕES E EVENTOS:

O Comitê se reunirá com periodicidade mensal, em local, data e horário definidos nas reuniões, respeitando a antecedência mínima de 30 dias para realização. Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas para tratar de assunto emergencial específico.

PARTICIPAÇÃO:

A participação nas reuniões é obrigatória.
Só serão aceitas como justificativas de faltas, aquelas que estiverem fundamentadas nos casos de férias, luto, gala ou licença maternidade/paternidade.

Serão abonadas as faltas nos casos de reuniões realizadas fora da cidade do Rio de Janeiro.

O titular pode ser representado por um suplente, desde que habilitado a discutir os assuntos objeto dos encontros.

PREMISSAS PARA ADESÕES E PERMANÊNCIA:

- Tenha vaga em aberto, dentro do limite de empresas estabelecido no estatuto.
- Tenha ocorrido o convite ou indicação de um dos componentes do grupo.
- Encaminhe o questionário de avaliação devidamente preenchido, com os dados da empresa e da pessoa que irá representá-la no Comitê.
- Exerça controle efetivo sobre as despesas de viagens e política de sua empresa.
- Seja aprovado pela maioria dos atuais membros do Comitê.

DESLIGAMENTOS:

Os desligamentos do grupo poderão ocorrer nos seguintes casos:

a) Solicitação por escrito do componente (ação voluntária).
b) Falta injustificada em 03 (três) reuniões ordinárias durante o ano, consecutivas ou não.
c) Conduta antiética do componente.
d) Desligamento do integrante da empresa que representa.

Parágrafo I: A empresa cujo componente do Comitê se desligou ou foi transferido do Depto. de Viagens, poderá permanecer no Comitê até a sua recolocação no mercado, como Gestor de Viagens e indicar um substituto, sendo a indicação validada após análise pelos integrantes do Comitê.

Parágrafo II: O integrante que se aposentar em pleno exercício da Gestão de Viagens, permanecerá como membro do Comitê por tempo indeterminado.

DISPOSIÇÕES GERAIS:


É permitida a atuação de cada um dos integrantes do Comitê como consultores e palestrantes de gestão de viagens, desde que respeitando o código de ética.

Qualquer posição do Grupo perante entidades externas, formal ou informal, será encaminhada para avaliação do Comitê.

Uma lista, contendo os nomes dos componentes do grupo com as respectivas empresas representadas, acompanhará as correspondências enviadas pelo Comitê.

Caso algum elemento do grupo não queira que seu nome faça parte da lista referida no item anterior, deverá manifestar-se formalmente a Coordenação.

Os convites para participação em eventos, quando em nome do Comitê, deverão ser encaminhados a Coordenação, para encaminhamento para aprovação pelo Comitê.

A participação em eventos (nacionais / internacionais) estará vinculada a análise prévia do Comitê, visando manter o foco nos assuntos de interesse do grupo.

Anexo A

Código de Ética e Conduta Para a Troca de Informações

1. Utilização:

Use as informações obtidas através do benchmarking dentro do Comitê de Viagens Corporativas somente com a finalidade de introduzir melhorias nas operações ou processos de sua organização. O uso ou divulgação de dados e práticas adotadas pelas organizações participantes do Comitê exige a prévia permissão das mesmas neste sentido.

2. Legalidade:

Caso exista algum questionamento pendente sobre a legalidade de uma atividade (ex: obtenção de informações privilegiadas, acordos comerciais), procure não praticá-la até que seja plenamente resolvido o questionamento legal a ela associado.

3. Intercâmbio:

3.1 Esteja disposto a fornecer aos seus parceiros do Comitê o mesmo tipo de informação e no mesmo nível de profundidade que você deles solicitará para uso próprio.

3.2 Desde o início de sua participação em um processo de benchmarking no Comitê de Viagens Corporativas, procure comunicar-se com os demais parceiros sempre da forma mais clara e transparente possível, visando evitar mal entendidos e ao mesmo tempo fortalecer o mútuo interesse pelo intercâmbio através do benchmarking.

4. Confidencialidade:

4.1 Trate o intercâmbio através de informações como algo, em princípio, restrito às pessoas e organizações participantes do Comitê.

4.2 As informações compartilhadas não devem ser repassadas para fora das fronteiras do Comitê de Viagens Corporativas, a menos que haja prévio consentimento neste sentido.

4.3 Evite comunicar o nome de um de seus contatos em um encontro ou reunião de caráter público, sem que haja autorização prévia para isto.