segunda-feira, 17 de junho de 2013

GBTA América Latina começa 2ª feira mas reúne participantes domingo.

                                            

A Conferência GBTA América Latina - Brasil, evento promovido pela Global Business Travel Association, tem sua agenda de trabalhos marcada para os dias 17 e 18 (2ª e 3ª feira), no Renaissance São Paulo Hotel (Alameda Santos, 2233), em São Paulo. Mas domingo, dia 16, no final da tarde, Wellington Costa, presidente da GBTA Brasil e diretores globais da GBTA, recebem os participantes do evento para uma tradicional pizza paulistana na Pizzaria Veridiana, onde são esperadas cerca de 100 pessoas.

 
Com uma extensa e abrangente programação educacional, cujo conteúdo foi montado exclusivamente por gestores de viagens, a Conferência GBTA América Latina - que tem a Abracorp - Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas como parceira - reunirá 300 compradores corporativos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru e Uruguai, além dos EUA, que se atualizarão em relação aos desafios da indústria, com ênfase naqueles que impactam a gestão de viagens de negócios no Brasil e na região latino-americana. Além da programação educacional com mais de 12 sessões, o evento possibilitará aos participantes de toda a América Latina um “benchmarking” entre gestores e compradores corporativos da região,
 
A Conferência da GBTA terá também um espaço para expositores de produtos e serviços especializados no mercado de viagens de negócios. Entre os expositores confirmados estão Accor Hotels, Argo IT, Alitalia, Air France-KLM, Atlantica Hotels, Best Western, Carlson Wagonlit Travel, CEP Transportes, Delta Air Lines, DFW - Dallas/Fort Worth International Airport, GetThere, Gol Linhas Aéreas, Hotéis Othon, Lemontech, Megtur Business Travel, Milennium Hotels and Resorts, NH Hotels, Sabre Travel Network e UATP.
 
 
Conferência GBTA América Latina - Brasil
Programação de 2ª feira, dia 17 de junho
 
08h00-08h45 = Welcome Coffee
 
09h00-10h15 = GS1 Sessão Plenária
                       The Business Travel Index (BTI Brasil) e América Latina
                       Apresentador: Joseph Bates, vice-presidente de Pesquisas, GBTA.
 
10h30-11h45 = Sessões Educacionais
ü  ED1: Como medir o sucesso de seu programa de viagens
Apresentadores: Verônica Sandoval H. - CTE, Analista de Viagens e Cartão Corporativo e Roman Hernandez, Líder de Viagens, Frota & Eventos - ambos da Ingersoll Rand.
ü  ED2: As 10 Melhores Práticas em Gestão de Viagens.
ü  ED3: O Pagamento da Indústria Hoteleira.
 
11h45-12h00 = Coffee break
 
12h00-13h15 = Sessões Educacionais
ü  ED4: Como Gerir Preços Dinâmicos na Hotelaria
ü  ED5: Auditando o Programa de Viagens.
ü  ED6: Cenário Latino-Americano em Gestão de Viagens.
 
13h30-14h45 = GS2: Almoço e Sessão Plenária
                              Atualidades sobre a Mídia Social
                      Apresentador: Rana Walker, co-fundador GR & AT Consultoria de Gestão.
 
14h45-16h30 = Exposição
 
16h30-17h45 = GS3: Sessão Plenária
                       Viagens e Gerenciamento de Eventos de Esportes.

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Estatuto do Comite de Viagens Corporativas

DATA: 04.06.2001
Atualizado em: 30.09.2009 e 14.05.2010, por unanimidade.

ESTATUTO

FUNDAÇÃO

Fundado em maio de 2001, formado por Gestores de Viagens, representando as empresas onde atuam.

OBJETIVOS

O Grupo tem por objetivo atuar no mercado de viagens de negócio, através de “benchmarking” e otimização de processos administrativos, visando atender as necessidades e expectativas do Grupo e das empresas, obtendo resultados significativos e influenciando positivamente nas mudanças ocorridas neste mercado.

Em função das particularidades das empresas representadas no Grupo, será mantido um alto padrão de ética em relação às informações passadas e discutidas, conforme Código de Ética denominado “Anexo A” do presente Estatuto.
Parágrafo ÚNICO: As negociações comerciais das empresas representadas no grupo não são objeto de discussão no mesmo.

ESTRUTURA:

Para efeito de organização interna, o grupo manterá um número máximo de 20 (vinte) empresas representadas, contando com uma Coordenação composta de três membros eleitos pelo voto direto, tendo como atribuições:

- Elaborar pauta das reuniões e levar ao conhecimento do grupo para aprovação.
- Organizar e disponibilizar recursos para realização das reuniões.
- Convidar e coordenar a presença de convidados externos.
- Coordenar as reuniões conforme pauta e critérios pré-estabelecidos.
- Atuar como ponto focal para os integrantes do Comitê.
- Elaborar e divulgar Atas das Reuniões para todos os integrantes do Comitê.
- Manter controle de presença e adesão, levando para definição pelo Comitê os casos de desligamento e admissão.

REUNIÕES E EVENTOS:

O Comitê se reunirá com periodicidade mensal, em local, data e horário definidos nas reuniões, respeitando a antecedência mínima de 30 dias para realização. Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas para tratar de assunto emergencial específico.

PARTICIPAÇÃO:

A participação nas reuniões é obrigatória.
Só serão aceitas como justificativas de faltas, aquelas que estiverem fundamentadas nos casos de férias, luto, gala ou licença maternidade/paternidade.

Serão abonadas as faltas nos casos de reuniões realizadas fora da cidade do Rio de Janeiro.

O titular pode ser representado por um suplente, desde que habilitado a discutir os assuntos objeto dos encontros.

PREMISSAS PARA ADESÕES E PERMANÊNCIA:

- Tenha vaga em aberto, dentro do limite de empresas estabelecido no estatuto.
- Tenha ocorrido o convite ou indicação de um dos componentes do grupo.
- Encaminhe o questionário de avaliação devidamente preenchido, com os dados da empresa e da pessoa que irá representá-la no Comitê.
- Exerça controle efetivo sobre as despesas de viagens e política de sua empresa.
- Seja aprovado pela maioria dos atuais membros do Comitê.

DESLIGAMENTOS:

Os desligamentos do grupo poderão ocorrer nos seguintes casos:

a) Solicitação por escrito do componente (ação voluntária).
b) Falta injustificada em 03 (três) reuniões ordinárias durante o ano, consecutivas ou não.
c) Conduta antiética do componente.
d) Desligamento do integrante da empresa que representa.

Parágrafo I: A empresa cujo componente do Comitê se desligou ou foi transferido do Depto. de Viagens, poderá permanecer no Comitê até a sua recolocação no mercado, como Gestor de Viagens e indicar um substituto, sendo a indicação validada após análise pelos integrantes do Comitê.

Parágrafo II: O integrante que se aposentar em pleno exercício da Gestão de Viagens, permanecerá como membro do Comitê por tempo indeterminado.

DISPOSIÇÕES GERAIS:


É permitida a atuação de cada um dos integrantes do Comitê como consultores e palestrantes de gestão de viagens, desde que respeitando o código de ética.

Qualquer posição do Grupo perante entidades externas, formal ou informal, será encaminhada para avaliação do Comitê.

Uma lista, contendo os nomes dos componentes do grupo com as respectivas empresas representadas, acompanhará as correspondências enviadas pelo Comitê.

Caso algum elemento do grupo não queira que seu nome faça parte da lista referida no item anterior, deverá manifestar-se formalmente a Coordenação.

Os convites para participação em eventos, quando em nome do Comitê, deverão ser encaminhados a Coordenação, para encaminhamento para aprovação pelo Comitê.

A participação em eventos (nacionais / internacionais) estará vinculada a análise prévia do Comitê, visando manter o foco nos assuntos de interesse do grupo.

Anexo A

Código de Ética e Conduta Para a Troca de Informações

1. Utilização:

Use as informações obtidas através do benchmarking dentro do Comitê de Viagens Corporativas somente com a finalidade de introduzir melhorias nas operações ou processos de sua organização. O uso ou divulgação de dados e práticas adotadas pelas organizações participantes do Comitê exige a prévia permissão das mesmas neste sentido.

2. Legalidade:

Caso exista algum questionamento pendente sobre a legalidade de uma atividade (ex: obtenção de informações privilegiadas, acordos comerciais), procure não praticá-la até que seja plenamente resolvido o questionamento legal a ela associado.

3. Intercâmbio:

3.1 Esteja disposto a fornecer aos seus parceiros do Comitê o mesmo tipo de informação e no mesmo nível de profundidade que você deles solicitará para uso próprio.

3.2 Desde o início de sua participação em um processo de benchmarking no Comitê de Viagens Corporativas, procure comunicar-se com os demais parceiros sempre da forma mais clara e transparente possível, visando evitar mal entendidos e ao mesmo tempo fortalecer o mútuo interesse pelo intercâmbio através do benchmarking.

4. Confidencialidade:

4.1 Trate o intercâmbio através de informações como algo, em princípio, restrito às pessoas e organizações participantes do Comitê.

4.2 As informações compartilhadas não devem ser repassadas para fora das fronteiras do Comitê de Viagens Corporativas, a menos que haja prévio consentimento neste sentido.

4.3 Evite comunicar o nome de um de seus contatos em um encontro ou reunião de caráter público, sem que haja autorização prévia para isto.