As companhias aéreas reduziram a taxa de extravio de
bagagens em 2012 e, pela primeira em quatro anos, as transferências de voos
foram responsáveis por menos da metade desses incidentes, já que elas utilizaram
novas tecnologias para acelerar o tempo de trânsito. A taxa de 8,83 bagagens
extraviadas por mil passageiros foi inferior à de 8,99 bagagens por mil
passageiros registrada em 2011, apesar do aumento no número de passageiros,
informou a SITA, provedora de TI para aeroportos.
O número de incidentes em transferências de
voos caiu 9%, para 12,5 milhões de ocorrências, ou 48% dos incidentes totais. As
companhias aéreas extraviaram 26 milhões de peças de bagagens no ano passado, a
um custo de US$ 2,6 bilhões, disse a SITA. As bagagens atrasadas representaram
pelo menos 83% dos incidentes, enquanto 13% foram danificadas ou furtadas e 4,2%
foram roubadas.
“A indústria fez um esforço concentrado para
melhorar as operações de manuseio de bagagens nos últimos anos, através de
significativos investimentos e inovação”, disse o CEO da SITA, Francesco
Violante, em sua 9ª pesquisa anual sobre bagagens de passageiros que são
atrasadas, danificadas, furtadas, perdidas ou roubadas. A taxa de extravio de
bagagens caiu 53% nos últimos seis meses, gerando uma economia de US$ 2,1
bilhões para a indústria, disse a SITA.
A performance dos aeroportos, levantada pela
primeira vez no “Baggage Report 2013” da SITA, mostra que os da Europa foram
piores, com 10,6 bagagens extraviados por mil passageiros nos principais hubs,
comparados com 4.17 na América do Norte e apenas 2,28 na Ásia. O estudo não
menciona a taxa no Brasil ou na América do Sul. O custo de cada peça de bagagem
extraviada é de US$ 0.88 ou US$ 1.01 menos do que custava em 2007, quando os
valores pagos pela indústria por reparos e compensações chegaram a US$ 4,69
bilhões, completou a SITA.
Fonte Business Travel
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