
Como decorrência do anúncio feito no dia 12 de novembro de 2009, Iberia e British Airways assinaram hoje o contrato definitivo de fusão, relativo à integração de ambas companhias. Com a assinatura, British e Iberia deram mais um passo para a criação de um novo grupo aéreo, líder na Europa. Os termos e condições do contrato de fusão observam o acordo vinculante (MoU ou memorandum of understanding) subscrito pelas partes em novembro de 2009.
A fusão deve ser executada no final de 2010 e beneficiará os acionistas, clientes e empregados das duas companhias. A nova companhia será um dos maiores grupos aéreos do mundo, contará com uma frota de 408 aviões e voará para 200 destinos, transportando mais de 58 milhões de passageiros por ano. O novo grupo gerará sinergias anuais da ordem de € 400 milhões, a partir do 5º ano da fusão. Da fusão resultará uma nova sociedade holding, denominada International Consolidated Airlines Group S.A., que atuará com o nome de International Airlines Group (IAG). Tanto a Iberia como a British Airways conservarão suas respectivas marcas e suas operações.
Tal como estabelecido no MoU, os acionistas da British Airways receberão uma nova ação ordinária do IAG por cada ação possuída na British e os acionistas da Iberia receberão 1,0205 novas ações ordinárias do IAG por cada ação possuída na Iberia. As ações do IAG deverão ser negociadas no pregão principal da Bolsa de Valores de Londres. Também deverão ser negociadas nas bolsas espanholas, através do Sistema de Interconexión Bursátil Español (Mercado Contínuo). As autoridades de aviação civil espanholas e britânicas já aprovaram os termos da fusão, permitindo às companhias conservar as atuais autorizações de voo e direitos de tráfego.
A execução da fusão está sujeita à aprovação das correspondentes autoridades de defesa da concorrência, inclusive da Comissão Européia, bem como pelos acionistas das duas companhias. Estima-se que essas pendências estejam aprovadas em novembro de 2010, para execução cerca de 30 dias após.
Fonte:Business Travel
Nenhum comentário:
Postar um comentário